Skip to content

Domingo de Páscoa: Celebramos a data mais importante do Cristianismo, o Dia da Ressurreição de Jesus e Encerramento da Semana Santa – Parte VIII

24 de abril de 2011

As mulheres encontram o túmulo vazio, e um jovem(anjo) lhes anuncia a ressurreição (Mc 16, 1-8). Quando a ressurreição estava completa, aprendemos do escritor hebreu (Hb 5, 8-9) que Cristo se tornou perfeito e autor da vida eterna. Através de um homem (Adão), o pecado entrou no mundo e por um homem(Jesus), uma saída foi aberta para todos os que seguiriam o autor da salvação (Rm 5, 19 e 1 Cor 15, 21). Aprendemos, também, que renovou a esperança dos apóstolos, como também nos dá esperança da ressurreição (1 Cor 15, 22-23). Na Vigília Pascal a Igreja canta o “Exultet”, o canto da Páscoa, a celebração da Ressurreição do Senhor, que venceu a morte, a dor, o inferno, o pecado. É o canto da Vitória. “Ó morte onde está o teu aguilhão?” A vitória de Cristo é a vitória de cada um de nós que morreu com Ele no Batismo e ressuscitou para a vida permanente em Deus; agora e na eternidade.

* Missa da Páscoa às 08:00 hs e às 19:00 hs, celebrando a vida, o amor e a misericórdia de Deus.
O Senhor Ressussitou, Aleluia!

Tríduo Pascal É o centro e o cume do Ano Litúrgico. Começa com a Missa da Ceia o Senhor, na noite da Quinta-feira Santa, tem seu ponto alto na Vigília Pascal e termina no entardecer do Domingo da Ressurreição. Grosso modo, é a celebração daquilo que Jesus disse em seus anúncios da Paixão. Por exemplo:  Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará” (Mc 10,33-34).

Celebrar a Semana Santa é celebrar a vida, a vitória para sempre. É recomeçar uma vida nova, longe do pecado e em comunhão mais intima com Deus. Diante de um mundo carente de esperança, que desanima da vida porque não conhece a sua beleza, celebrar a Semana Santa é fortalecer a esperança que dá a vida.

O Papa Bento XVI disse – em sua Encíclica “Spe Salvi” – que sem Deus não há esperança; e sem esperança não há vida. Esta é a Semana Santa que o mundo precisa celebrar para vencer seus males, suas tristezas, suas desesperanças. Deus os abençõem!

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: