Skip to content

O Papa: Declararei São João de Ávila como Doutor da Igreja

20 de agosto de 2011

MADRI, 20 Ago. 11 / 06:21 pm (ACI/EWTN Noticias)

Ao concluir a Missa celebrada esta manhã na Catedral da Almudena em Madrid (Espanha), o Papa Bento XVI anunciou sua intenção de declarar doutor da IgrejaSão João de Ávila, cuja proclamação oficial será realizada no Vaticano em uma data a ser definida.

Ao concluir a Missa o Santo Padre disse aos presentes: “com grande alegria, no marco da santa igreja Catedral de Santa Maria a Real da Almudena, quero anunciar agora ao povo de Deus que, acolhendo os pedidos do Senhor Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o Eminentíssimo Cardeal Antônio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madri, dos outros Irmãos no Episcopado da Espanha, bem como de um grande número de Arcebispos e Bispos de outras partes do mundo, e de muitos fiéis, declararei, proximamente, São João de Ávila, presbítero, Doutor da Igreja”.

O anúncio causou um longo e prolongado aplauso da parte de todos os presentes na Catedral. O Papa fez votos também para que “a palavra e o exemplo deste pastor ilumine os sacerdotes e os seminaristas”. “Convido a todos a dirigirem o olhar para ele”, acrescentou.

Ao anúncio do Santo Padre, o Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, respondeu agradecendo profundamente pela decisão e disse que “esperamos com alegria que sua Santidade determine a data da solene declaração do Santo padroeiro do clero espanhol como doutor da Igreja universal para acudir a Roma para dar graças a Deus por esse dom tão grande da providência divina”.

Há dois dias o Bispo de Córdoba, Dom Demetrio Fernández, explicou à ACI Prensa que todos os trâmites para declarar doutor da Igreja a São João de Ávila estavam terminados e que correspondia ao Papa fazer o anúncio respectivo, o qual acaba de ser feito esta manhã. O santo pertenceu a esta diocese espanhola.

A Igreja Católica atribui oficialmente o título de doutor da Igreja àquelas pessoas que têm uma autoridade teológica e doutrinal, em razão da certeza de seu pensamento, a santidade de suas vidas e a relevância de suas obras. Atualmente existem 33, dos quais 3 são mulheres.

Dom Fernández disse também ao grupo ACI que São João de Ávila é “um dos santos espanhóis mais emblemáticos do século XVI. É um jovem muito atraente. É um jovem rico ao estilo de São Francisco de Assis. É filho único, seus pais são donos de uma mina. Ele deixa tudo, reparte seus bens aos pobres e se dedica a pregar a Jesus Cristo. Isso a um jovem deve chamar a atenção e conhecê-lo”.

São João de Ávila

Juan de Ávila, nasceu em Almodóvar del Campo, em Castilla Nueva. Estudou filosofia e teologia na Universidade de Alcalá. É considerado como um dos mais influentes Santos da Espanha do século XVI.

Foi amigo de Santo Ignácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (jesuítas) e conselheiro espiritual de Santa Teresa, se atribui também a ele a conversão de São Francisco da Borja e São João de Deus.

Ordenado sacerdote mostrou tal eloqüência, que o Arcebispo de Sevilha lhe pediu que ele se dedicasse à evangelização em seu país. Trabalhou durante 9 anos nas missões da Andaluzia.

Dedicou-se ao apostolado de missão em todas as regiões da Espanha, principalmente nas cidades. Os mais famosos de seu escritos são suas cartas e o tratado: “Audi Filia”.

Foi beatificado em 1894 e canonizado pelo Papa Paulo VI no dia 31 de maio de 1970. Sua festa se celebra dia 10 de maio.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: