Skip to content

Jovens Cariocas e a JMJ Rio 2013

24 de agosto de 2011

“O que me falta ainda?”, foi a pergunta do jovem rico a Jesus depois que ele confirmou ao Bom Mestre o seu cumprimento fiel dos mandamentos.

A sua negativa sobre colocar a disposição os seus bens em favor dos demais e de colocar a sua liberdade interior do lado da vontade de Cristo causou aquela tristeza que o acompanhou sempre depois da despedida final.

O Rio de Janeiro foi mais uma vez escolhido para um acontecimento internacional. A Jornada Mundial da Juventude no ano de 2013, na Cidade Maravilhosa, foi uma decisão do Santo Padre Bento XVI que a tornou pública em Madrid, no último domingo, 21 de agosto, e com ela a nossa cidade e a Arquidiocese serão palcos de um diálogo semelhante entre o jovem Jesus Cristo – “o mesmo ontem, hoje e sempre” – e os jovens dos quatro pontos cardeais do mundo: o imperativo dito àquele jovem rico – seja generoso! siga-Me! – deve continuar sendo um eco durante os próximos meses até de julho de 2013.

Os jovens cariocas presentes nas nossas paróquias, nos nossos colégios e universidades, nas nossas famílias, viverão uma experiência singularíssima, a incrível experiência de serem o rosto jovem de Jesus Cristo, seguindo assim as palavras do Papa Bento XVI: “sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois o seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós para manifestar ao mundo o rosto de Cristo. Sem o rosto jovem, a Igreja apresentar-se-ia desfigurada”.

Aqui deve concentrar-se a maravilha da nossa cidade e da nossa Igreja particular. Os jovens cariocas não são rapazes e moças encapsulados nos seus interesses e preocupações egoístas, mas esperam convites grandiosos, pelos quais vale a pena responder diferentemente daquele triste jovem de 2000 anos atrás.

O Papa, a Igreja e o nosso Arcebispo formulam, de forma semelhante ao que Cristo fez para o jovem rico, três valiosos e grandiosos convites.

O primeiro é o seguinte: jovens cariocas, vocês estão sendo convidados a mostrar ao mundo inteiro que ser feliz e ser santo são um mesmo objetivo e uma permanente busca interior.

Se o ser humano procura com todas as forças do seu ser a felicidade e, infelizmente, quer encontrá-la naquilo que passa e termina, a juventude carioca precisa demonstrar com sua alegria própria que ser feliz é muito mais do que estar satisfeito com os prazeres da vida, ser feliz é ser uma pessoa que encontrou em Jesus Cristo o modelo da perfeição humana, o paradigma de santidade.

O segundo é o seguinte: jovens cariocas, vocês estão sendo convidados a mostrar ao mundo inteiro que ser bons católicos e ser bons cidadãos são ideais presentes na nossa Igreja, e a próxima JMJ Rio será uma demonstração forte dessa realidade.

A nossa Arquidiocese deve ser um exemplo para a juventude de outros países, por isso vale a pena começar agora, no setor juventude, vários projetos sociais dirigidos aos pobres, às pessoas com várias deficiências, aos doentes e aos idosos, aos menores abandonados.

O terceiro é o seguinte: jovens cariocas, vocês estão sendo convidados a mostrar ao mundo que as diferenças de pensamentos e de crenças não podem ser barreiras intransponíveis para a juventude.

Ser jovem é ser pessoa aberta ao diálogo e ao acolhimento daqueles que são diferentes em todos os sentidos, pois a juventude é a idade da vida caracterizada pelas descobertas fundamentais, entre as quais estão as novidades que os outros trazem justamente porque são diferentes.

Cabe aos nossos jovens da Cidade Maravilhosa dar essa lição de convivência com aqueles que não crêem na Igreja e até a criticam, vivendo o respeito e, sobretudo, o perdão, mostrando que a harmonia e a paz são possíveis na civilização tão fragmentada em que vivemos.

Que a JMJ Rio 2013 seja uma lição de vida para todos os brasileiros e jovens que se encontrarão sob o braço do Cristo Redentor, e que a santidade, a solidariedade e o respeito não são palavras, mas realidades possíveis de serem vividas pela juventude de todo o mundo.

Dom Antonio Augusto Dias Duarte
Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro – RJ

Anúncios

From → JMJ Rio 2013

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: