Skip to content

5ª Estrela da Coroa de Maria – Esposa do Espírito Santo.

20 de setembro de 2011

A quinta das doze estrelas da coroa de Nossa Senhora, vista por São João em sua visão do Apocalipse (Ap 12,1), que retrata a realidade de Maria Santíssima ser também Esposa do Espírito Santo de Deus.

Maria é a criatura mais extraordinária e a filha predileta da Santíssima Trindade. Por este motivo, Deus concedeu-lhe privilégios especiais ante todas as outras criaturas. Um deles foi tornar-la Esposa do Espírito Santo, conforme relata o anjo Gabriel na anunciação:

“…O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.” (Lc 1,35)

Também nos fala São Mateus que Maria “concebeu por virtude do Espírito Santo” (Mt. 1,18). Assim, o Espírito Santo desposou-a eternamente, tomando-a como Esposa Bendita e Fiel e Templo do Espirito Santo.

A Ladainha Lauretana chama-a de “Arca da Aliança”, porque como disse Teodoro de Ancira, “ela continha não só a lei, mas o Legislador”. E para Santo André de Creta “ela é a nova arca de Deus, onde repousa o Espírito Santo.”(Maria, Maria… Pág. 71).

Sendo Nossa Senhora a “amadíssima esposa” do Santo Espírito de Deus, como ela mesmo ensinou a Stefano Gobbi, do Movimento Sacerdotal Mariano, podemos sem medo de errar atribuir a Ela todos os frutos do Espírito Santo (Gl 5,22), dons infusos (Is 11,2) e carismáticos (1 Cor 12,4-11).

Maria estava com os apóstolos no dia de Pentecostes. Como nos diz a Constituição Dogmática Lumen Gentium que juntamente com os Santos Apóstolos, estava “Maria implorando com suas preces o dom do Espírito Santo, o qual já na Anunciação a havia coverto com sua sombra.” (LG, n. 59).

Em consonância com esta afirmação, está o ensinamento de São Luiz de Montfort:

“Maria é a fonte selada (Ct 4,12) e a Esposa fiel do Espírito Santo, onde só Ele pode entrar.” (Tratado da Verdadeira Devoção, n. 5).

“Foi com ela, nela e dela que o Espírito Santo produziu sua obra prima, um Deus feito homem, e produz todos os dias, até o fim do mundo, os predestinados e os membros do corpo deste chefe adorável. “Eis por que”, diz o santo, “quanto mais, em uma alma, ele encontra Maria, sua querida e inseparável esposa, mais operante e poderoso se torna para produzir Jesus Cristo nessa alma, e essa alma em Jesus Cristo” (idem, n. 20).

O Papa Pio XII, na encíclica “Mystici Coporis Christi”, afirma:
”Foi Ela que, com suas eficacíssimas orações, obteve que o Espírito do Divino Redentor, dado já na cruz, fosse depois, no dia de Pentecostes, conferido do Pai. São Lucas diz nos Atos dos Apóstolos que “todos perseveraram unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.” (At 1,14).

Não há dúvidas que, assim como nas Bodas de Canaã, onde ela antecipou a hora de Seu Filho e conseguindo que Ele operasse sem primeiro milagre público, também antecipou a vinda do Divino Espírito de Deus sobre a Igreja no cenáculo através de sua incomparável Intercessão.

Onde está Maria, ali também está seu Esposo. Por tanto, se quisermos realmente viver a plenitude do Espírito Santo, precisamos ver plenamente com Maria, sua Santa Esposa e Filha Amada.

Que possamos ter um amor cada vez maior à Santíssima Virgem, para que no fim possamos contemplar-La juntamente com seu Esposo Divino, como diz São João no Apocalipse:

”O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!”
 (Ap 22,17).

Fonte: AQUINO, Felipe Reinaldo Queiroz de – A Mulher do Apocalipse – Editora Cléofas – 7ª Edição – Lorena, SP – 2005 – Pág. 48 a 52.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: