Skip to content

Irmãos em Segunda União

16 de outubro de 2011

Fomos convidados pela Pastoral Familiar de Bariri a estarmos participando de uma manhã de espiritualidade com a primeira formação de Casais em Segunda União de sua cidade.

Fomos em três casais pilotos e fomos acolhidos muito carinhosamente por todos.
Participamos inicialmente de um delicioso café com a presença do Pe. Ademir que passou para nos cumprimentar e dar sua bênção. Em seguida fomos chamados a nos deslocar para outra sala já preparada para nos receber. Este chamado foi musical e muito criativo. Enquanto os casais se encaminhavam para a respectiva sala, o casal musical fez uma serenata gospel anunciando a presença do Espírito Santo.

É muito bom estar entre irmãos!

A Pastoral Familiar de Bariri fez a Leitura da Palavra e em seguida foi feito a introdução da partilha entre irmãos, nos convidando a dar testemunho de nossa caminhada.

Começamos com a reflexão da passagem da samaritana Jo 4, 1-42 e pudemos nos encontrar no convite que Jesus fez a ela, de nos saciar desta Água Viva que jorra Dele. Só temos que abrir nossos corações e nos saciarmos.

Apresentamos um resumo de nossa história em Ibitinga e os frutos que já pudemos colher.
Em seguida houve um testemunho de vida do casal Adriana e Rodrigo e que emocionou a todos. É na simplicidade que nos identificamos em diversas situações e com as mesmas dores.

Finalizamos com um momento de oração e um lindo testemunho de uma reviravolta total na vida a dois, feito pelo casal Cristiane e Renato. É na diversidade que encontramos a unidade!

Tivemos a presença rápida do querido Diácono Jamil, sempre muito atencioso com todos e mesmo com compromisso agendado, conseguiu passar para nos dar uma força.

Interagimos com alguns casais que questionaram a Igreja Santa e pecadora, como também as interpretações e traduções dadas a algumas entrevistas do nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI e que causaram um mal estar dentro da comunidade em idêntica situação.

Em verdade vos digo, não é possível que na época, o então cardeal  Joseph Alois Ratzinger, amigo e braço direito do Papa João Paulo II, que acompanhou todo processo de acolhida dos casais em segunda união em 1981 pela Mãe Igreja através da inspiração do Espírito Santo, possa ter feito um comentário infeliz à não participação dos mesmos no retorno a Casa do Pai.

Vejam um trecho do jornal O Globo do dia 13/03/2007:
Num documento divulgado na terça, o Sacramentum Caritatis, o Papa Bento XVI definiu o casamento de divorciados de “verdadeira praga social”

A infelicidade na tradução foi fatal: Confiram a tradução original feita pelo interprete Bruno Olivetto:

“Bento XVI não escreveu “O divórcio é uma praga” pois “piaga” em italiano significa “CHAGA” em português!

Portando Bento XVI disse e escreveu realmente: “verdadeira chaga social”

*”praga“* em italiano se diz*: “peste”

Mesmo assim, Bento XVI se retratou publicamente e com muita humildade, se colocando como homem igualmente pecador e passível de erros.

Ainda repito que com esse ato, Bento XVI puxou toda responsabilidade a si, mesmo não tendo nenhum documento em áudio ou em vídeo. Teve a ombridade de se retratar e por um ponto final a uma reportagem traduzida para o português e que nos deu a certeza de tradução errônea, distorcendo o que realmente ele disse, para que houvesse ainda mais distanciamentos familiares da Igreja Mãe e Mestra.

A mídia nociva hoje faz parte de muitos ataques que a família vem sofrendo.

Me recordo de quando João Paulo II se referiu aos casais em segunda união dizendo que o divórcio é uma praga que ataca as famílias e destrói muitos lares. Intimou todos os cristãos na obrigação de salvar as famílias.

A manchete dos principais jornais em 1981:
JOÃO PAULO II DISPARAA PRAGA DOS DIVORCIADOS!
Dando ênfase aos que vivem a dor de estarem separados como se fossem uma praga, e vejam, foi exatamente o contrário.

Eles estavam se referindo a primeira parte da Exortação Apostólica Familiaris Consortio n.84, abaixo descrita, que fala aos casais sobre divórcio. O complemento desta mesma exortação é que faz toda a diferença, pois pede a acolhida de toda a Igreja a esses mesmos casais, os divorciados.

“A experiência quotidiana mostra, infelizmente, que quem recorreu ao divórcio tem normalmente em vista a passagem a uma nova união, obviamente não com o rito religioso católico. Pois que se trata de uma praga que vai, juntamente com as outras, afetando sempre mais largamente mesmo os ambientes católicos, o problema deve ser enfrentado com urgência inadiável.” (JPII)

Portanto muito cuidado com a mídia e procurem sempre a luz da verdade. Penso que Bento XVI preferiu se retratar ao bater de frente e dar mais crédito a quem nunca mereceu.

Precisamos de casais em segunda união que entendam a necessidade da união, assim uniremos família trabalhando pela família com o coração totalmente encharcado desta Água Viva que jorra de uma Fonte inesgotável. Essa cumplicidade e esse amor uns pelos outros, ninguém pode nos tirar.

Como disse muito sabiamente o músico Daniel, a Pastoral de Casais em Segunda União é como uma ambulância na guerra. Quando não tem mais jeito, acode os atingidos, os recupera mesmo deixando algumas cicatrizes e os faz tomar gosto pela vida familiar novamente, os inserindo de volta na comunidade cristã.
Gostei muito desta comparação, obrigada Daniel.

Encerramos com o carinho de todos da Pastoral Familiar de Bariri e pudemos sentir que esta troca de experiências é essencial para o aprendizado de ambas as partes. Neste nosso doar, recebemos muito mais!

Levamos também a gratidão de todos de Bariri ao nosso pároco Pe. Moacir pela iniciativa e companheirismo neste trabalho de mãos dadas.

Nos foi ofertado um almoço muito farto, com a graça de Deus e mais uma vez agradecemos por tudo.

Com toda essa dedicação e esse sentimento verdadeiro de irmãos em Cristo vai ficar bem fácil caminhar de mãos dadas.

Que Deus os abençoem nesta nova empreitada e podem contar conosco! Até breve.

Casais Missionários

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: