Skip to content

O enigma de Nossa Senhora de Guadalupe

9 de dezembro de 2011

Manto do índio exposto na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México

Nossa Senhora de Guadalupe, ou Virgem de Guadalupe, é um culto mariano originário do México. É considerada a Patrona da Cidade do México, do México (País) e da América.

Sua orígem está na aparição da Virgem Maria a um pobre índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531.

Nossa Senhora apareceu a Juan Diego e identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, instruindo-o a dizer ao Bispo que construísse um templo no lugar. O Bispo, porém, não acreditou na estória que o índio lhe contou. Por isso, Nossa Senhora pediu a Juan Diego que se dirigisse ao alto de uma montanha árida e lá colhesse flores para levar ao Bispo em sinal de que era a própria Mãe de Deus que lhe pedia a construção do templo. O índio, então, se dirigiu ao local indicado e, para sua surpresa, encontrou muitas flores. Colheu-as e encheu a sua tilma com elas. Depois, dirigiu-se à residência do Bispo. Ao ser recebido por ele e por sua comitiva, disse que trazia rosas como um sinal vindo do céu. Ao “abrir” o seu manto, soltando-o da cintura, todos viram as flores, mas também viram a linda estampa que Juan Diego trazia estampada na tilma.

Foi um espanto geral! A imagem da Virgem Maria estava impressa milagrosamente em seu tilma (manto), um tecido de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos, mas que até hoje não mostra sinais de deteriorização, desafiando qualquer explicação científica sobre a sua origem.

Em ampliações feitas posteriormente, da face de Nossa Senhora, com o auxílio de poderosos aparelhos científicos e de computadores, percebeu-se que há em Seus olhos uma imagem gravada, a qual parece refletir as pessoas que estavam à Sua frente (à frente da Virgem Maria), em 1531, naquela sala:

* Juan Diego,

* o bispo,

* além de outras pessoas.

O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas.

É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de Dezembro.

LAUDO CIENTÍFICO

Você não pode deixar de assistir aos vídeos sobre o mistério de Nossa Senhora de Guadalupe, que se encontram abaixo. No primeiro filme, é narrado o fato de que muitos cientistas têm ido ao México, à Basílica de Guadalupe para decifrar o enigma do manto (tilma) do índio Juan Diego, onde está gravada a imagem de Maria, e que se encontra exposto para visitação dos fiéis. Este enigma contém dois mistérios:

 

1) A TILMA (manto) E A “PINTURA”:

a) O primeiro milstério, com o qual se deparam os cientistas, é o material com que foi feito a tilma: uma fibra vegetal, própria do México, que possui uma durabilidade estimada em 20 anos. Depois disso, ela começa a se oxidar e a se deteriorar. Aqui encontra-se o primeiro mistério: o manto está em perfeita conservação já há 500 anos. Fato para o qual os experts não encontram uma explicação lógica.

b) O outro mistério sem uma explicação convincente é a respeito da pintura impressa. Ao longo de muitos anos foram feitas várias investigações científicas, como por exemplo, a de um cientista austríaco (vencedor do prêmio Nobel de Química), em 1936, ou a de um professor em 1954 e, a última, a de dois cientista americanos.

 

Estes cientistas dos Estados Unidos estudaram a imagem da Virgem Maria comraios infra-vermelhos, ficando vivamente admirados.

De acordo com o laudo que apresentaram, não há qualquer traço de pincel no manto, o qual, nem sequer estava preparado para receber uma pintura.

Parece-lhes uma imagem impossível. Continua o laudo: os pigmentos de “tinta” existentes na imagem não têm origem nem no reino animal, nem vegetal e nem mineralnão pertencem a nenhuma categoria existente neste mundo. Também não é uma pintura sintética.

 

2) OS OLHOS DA IMAGEM:

Em seguida os cientistas se dispuseram a estudar os olhos da Virgem de Guadalupe com potentíssimos aparelhos e computadores. Verificaram, então, que dentro dos olhos da imagem existem figuras refletidas – como os olhos de uma pessoa, por exemplo, quando está de frente para uma janela luminosa. Estas figuras são humanas, mais precisamente, são o índio Juan Diego, o bispo, um índio e outras pessoas, todas presentes na sala onde o índio “abriu” o manto para mostrar as rosas. Assista agora o vídeo:

O LAUDO ESPECÍFICO DOS OLHOS DA VIRGEM MARIA

A córnea direita da imagem mede apenas 8 milímetros e ela reflete imagens, como um espelho, que somente é possível de acontecer com seres VIVOS. Portanto, Maria aparece na tilma como uma pessoa VIVA. Dentro desta córnea foram encontradas as seguintes figuras:

 

1) Um indígena sentado com a pernas cruzadas; posição típica dos inkas daquela região;

2) O rosto de um ancião com características espanholas; identificado como sendo a face do bispo. Foram comparados quadros pintados com a figura do bispo com a imagem contida na córnea da Virgem e constataram que era realmente o bispo;

3) Um outro espanhol, que, como se sabe, servia de intérprete entre o bispo e Juan Diego;

4) Uma mulher negra. Sabe-se, historicamente, que o bispo libertava os escravos e que havia uma que trabalhava na sede episcopal e que se chamava Maria;

5) Uma família com seis pessoas, dentre elas, crianças. A Igreja vê neste fato uma chamada de atenção de Nossa Senhora para a importância da família, hoje em dia tão atacada;

6) Um índio com a tilma abaixada (esticada) contendo a imagem. Esta figura é a de Juan Diego.

 

Verificou-se igualmente que todas estas figuras olham para a mesma direção; olham para Juan Diego que traz em si a sagrada estampa da Virgem Maria.

Foram 20 anos de estudos para se chegar a este laudo científico.

Assista agora o vídeo sobre o mistério dos olhos de Nossa Senhora:

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Fonte: http://www.cantodapaz.com.br/blog/2007/06/20/o-enigma-de-nossa-senhora-de-guadalupe/

Anúncios
4 Comentários
  1. wallace barbosa de souza permalink

    pois é, como o diabo é enganador, pra nos destruir,faz-se até de anjo de luz.. Não se enganem, essas imagens e falsas aparições são apenas mentiras malignas. Só Jesus Cristo é a Verdade e Salvador da humanidade, Maria foi somente uma serva de Deus, é só notar que ela mal é mencionada na bíblia, ao contrário do Cristo, isso ja mostra a importancia de cada um!

    • Casais Missionários permalink

      Olá Wallace,

      Que a paz de Cristo esteja com você!
      Antes de tudo quero deixar claro que respeitamos todas as religiões, mas não pudemos deixar de nos entristecer com seu comentário.
      Você não precisa crer, é só respeitar a nossa crença e amor infinito a Mãe do nosso Salvador. Não consigo enxergar Deus “usando” a Virgem como simples escrava. Deus a escolheu por já ter nascido imaculada em sua concepção e assim ter aflorado nela todos os dons e carismas do Espírito Santo.

      Não poderia haver o filho, se não houvesse a Mãe! Então vamos pensar em nossa mãe carnal… daríamos nossa vida por quem nos gerou e nos ensinou tudo! Imagine então esta Mãe divina que nos adotou sem nenhum julgamento a nosso respeito, nos ama como somos, incondicionalmente. Ela vem até nós através destas aparições para nos alertar e não nos desviarmos do caminho que leva ao seu Filho Jesus.
      Em momento algum Ela quer que a idolatremos, e nem quer disputar espaço na Bíblia com seu Filho, a Trindade Santa.

      Só Jesus pode nos salvar, mas a Mãe pode interceder por nós! O que um Filho não faz para atender o pedido de sua Mãe tão amada!
      Somos humildes de coração e esperamos que nossa Mãe Misericordiosa nos ampare na hora de nossa morte.

      O inimigo realmente é enganador, mas não conseguiria nos enviar mensagens de amor, paz, perdão, reconciliação e nunca iria nos pedir para que amássemos Jesus, seguindo seus passos.

      Em todas as aparições Ela nos pede Oração, Penitência e Conversão.
      Em todas nos pede que não nos afastemos de seu Filho e que nos afastemos de todo mau.

      Pense nisso e tenha um Natal em Cristo, lembrando principalmente nesta época que quem deu a verdadeira “LUZ” foi Maria, Mãe de Jesus e nossa!

      Que Maria, Mãe Santíssima e Advogada nossa, lhe ampare na hora de sua morte e tenha piedade de sua alma. Amém

      Casais Missionários 23/12/2011.

  2. José Roberto Almeida permalink

    Bom dia a todos, que a paz de Deus esteja com todos…Sou espírita de coração, mas nem por isso desrespeito a religião dos outros..Da mesma forma que respeito outras religiões também gosto que respeitem a minha, religião cada um tem a sua, mas Deus é um só…Deus tem muitas maneiras de enviar mensagens aos seus filhos e isso é o que importa…Não tem porque uma atacar a religião do outro e vice-versa…Vamos nos respeitar como filhos de um único Deus, um abraço a todos…

    • Casais Missionários permalink

      Oi José Roberto, boa tarde…

      Desculpe se meu artigo fizesse com que se sentisse desrespeitado, não foi a intenção. Respeito e me faço respeitar.
      Como dissestes com suas próprias palavras, Deus é único.
      Diferente são as formas doutrinárias, mas a importância da mensagem de Deus pode vir de qualquer religião desde que a vivamos e a preguemos com responsabilidade.
      Tive a felicidade de conhecer Chico Xavier e verdadeiramente a paz que emanava. Um filho de Deus que deixou saudades!
      Amo a religião que professo minha fé, mas sem nunca esquecer que somos diferentes, porém irmãos do mesmo Pai.

      Que a paz de Cristo esteja sempre com você!
      Um abraço fraterno.

      Casais Missionários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: