Skip to content

Google recordou o Beato Niels Stensen, o pai da Geologia

12 de janeiro de 2012

Roma, 12 Jan. 12 / 05:43 pm (ACI/EWTN Noticias)

O buscador Google rendeu ontem uma homenagem ao beato, bispo e geólogo dinamarquês Niels Stensen, considerado o pai da Geologia e a Estratigrafia, cujo 374º aniversário de nascimento foi celebrado neste 11 de janeiro.

No “doodle” de ontem no Google, via-se os perfis estratigráficos com as diferentes capas que conformam a casca terrestre descobertas pelo cientista dinamarquês.

O Beato Stensen foi elevado aos altares no dia 23 de outubro do ano 1988 na Basílica de São Pedro do Vaticano pelo Beato João Paulo II, quem o recordou como um incansável peregrino “em busca da verdade tanto na ciência como na religião, na convicção de que cada descobrimento, embora modesto, constitui um passo adiante para a verdade absoluta, para esse Deus de que depende todo o universo”.

“Niels Stensen revelou dotes de especiais talentos: investigador cientista em um primeiro plano, não satisfeito nunca com as hipótese e sempre em investigação da plena verdade, entretanto, foi movido sobre tudo pelo desejo do descobrimento da razão última de cada coisa: Deus, que não se pode encontrar com os mais sofisticados instrumentos da ciência experimental; Deus, em cuja intimidade só se pode entrar mediante a ‘ciência do coração’”, disse naquela ocasião o Pontífice.

O Beato Stensen, era luterano, converteu-se ao catolicismo e chegou a ser Bispo de Münster. Morreu quando exercia o cargo de Vigário Apostólico das Missões Nórdicas e foi conhecido por muitos como o “peregrino do mundo”.

Stensen, quem também era anatomista, contribuiu ao descobrimento das glândulas parótidas ou salivais, cujos condutos receberam em sua honra o término em latim ductus Stenonianus.

O Prelado ganhou enorme fama entre as universidades mais importantes da Europa como anatomista, mas entusiasmado com a investigação dos fósseis decidiu dirigir seu caminho para a geologia e a estratigrafia.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: