Skip to content

Reunião das coordenações da Pastoral Familiar do Sul-1 aconteceu em Santana

26 de maio de 2012

Aconteceu no sábado, 19/mai/2012, na Paróquia Santa Terezinha, na Região Episcopal Santana – Arquidiocese de São Paulo, a reunião das coordenações da Pastoral Familiar das oito Sub-regiões do Regional Sul-1.

A abertura da reunião foi feita por dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo e bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional Sul-1. A seguir o casal Ester e Sílvio, coordenadores da Pastoral Familiar da Sub-região SP-1 fizeram a oração inicial, junto com Zuleica e João Abrahão, casal formação da Sub-região.

A seguir, foi feita a apresentação da Arquidiocese de São Paulo e de alguns dos trabalhos realizados pela Pastoral Familiar.

A pauta do dia seguiu com a apresentação dos presentes à reunião. Logo a seguir, Solange e José Roberto apresentaram o desenvolvimento da preparação do XVI Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 que acontecerá em 28, 29 e 30 de setembro, na Sub-região Botucatu, da qual são coordenadores. Informaram que o custo da inscrição será de R$ 80, porque atualmente não é possível, devido aos custos envolvidos, manter o valor de R$ 50, como foi feitos em outros congressos. Serão destinadas 10 vagas para cada diocese do Regional. O evento será realizado no Colégio La Salle, na cidade de Botucatu, com o tema “Fé, Família, Trabalho e Festa”. O casal apresentou a ideia e o conceito do cartaz para o Congresso e a equipe reunida ofereceu suas sugestões. A Solange informou que as fichas e o cartaz estarão prontos e serão entregues na reunião de julho, que acontecerá na Sub-região Aparecida. Foi apresentada a oração do congresso, escrita pela equipe e revisada por dom Maurício. Todas as coordenações reunidas rezaram.

Dom Emílio e irmã Ivonete apresentaram o relatório que será apresentado na Assembleia dos Bispos do Regional Sul-1. Entre as propostas de prioridades estão o Setor Pré-matrimonial, o NUFESP e o site da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 (www.pfsul1.com.br).

Pe. Luís Fernando tratou do ponto da pauta sobre a Assembleia e relatou a síntese que foi feita no evento, salientando o desafio de avançar e reforçar o Setor Pré-matrimonial e o que foi citado como problema que seria o apoio do clero, ao qual afirmou que há uma contrapartida que é hoje o grande trabalho que os padres têm para além da Pastoral Familiar. Lembrou também a preocupação com relação à preparação de novas lideranças que lutem e trabalhem pela família, uma vez que sempre temos as mesmas lideranças trabalhando há anos.

Definiu-se que as reuniões das coordenações da Pastoral Familiar das Sub-regiões do Sul-1, a partir de agora serão todas realizadas em Campinas, mantendo-se o rodizio das Sub-regiões na preparação do evento. Ou seja, a preparação e o custeio da próxima reunião serão responsabilidade da Sub-região Aparecida.

A ir. Ivonete conduziu o tema seguinte da pauta, que foi a 4ª Peregrinação Nacional da Família e o 2º Simpósio Nacional da Família. Muitos comentários foram feitos, entre reclamações e sugestões para o próximo evento. Foi anunciado que em 2013 a 5ª Peregrinação será realizada nos dias 25 e 26 de maio.

A Célia conduziu o tema seguinte que foi o VII Encontro Mundial das Famílias e os grupos que participarão deste evento internacional. A Célia tem conhecimento que cerca de 100 pessoas irão para Milão. Citou a falta de divulgação que prejudica a própria participação, pois há pessoas e grupos que teriam condições financeiras e de organização para irem ou enviarem pessoas ao Encontro Mundial. Todos concordaram que é preciso reforçar esse tipo de comunicação, mesmo que não seja como convite, mas para que o trabalho organizado com as famílias, feito pela Pastoral Familiar, que recebe formação nesses grandes eventos, existe e avança.

Ir. Ivonete falou um pouco sobre a participação da Pastoral Familiar na Jornada Mundial da Juventude em 2013 e ressaltou a necessidade das coordenações das Sub-regiões ficarem atentas à programação e aos pedidos que aparecerão até o evento.

Antonio Mercado falou sobre a questão financeira da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 e a Osmarina falou sobre a questão da secretaria.

A reunião foi encerrada às 13h com o Magnificat conduzido por dom Emilio.

Fonte: pfsul1

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: