Skip to content

Médicos extirpam tumor gigantesco de um feto fora do útero

26 de junho de 2012

MADRI, 26 Jun. 12 / 11:35 am (ACI/Europa Press).- O hospital Universitari i Politècnic La Fe de Valência, Espanha, realizou a primeira cirurgia fetal fora do útero mediante a técnica EXIT (Ex-Utero Intrapartum Treatment), que permite um parto parcial mediante cesárea para assegurar a possibilidade de respiração em bebês com problemas de obstrução respiratória enquanto se mantém a sua oxigenação através do cordão umbilical.

Neste caso, o feto apresentava um tumor cervical maligno gigante, que supunha 8 por cento de seu peso, detectado na 26ª semana de gestação, e que foi extirpado ao dia seguinte do parto.

A evolução do bebê, de quase sete meses, foi favorável e atualmente se encontra de alta, depois de um exaustivo seguimento médico ao longo de cinco meses por parte dos serviços do hospital infantil La Fe, evidenciou-se que o bebê não apresenta seqüelas do tumor nem da cirurgia. Esta é a primeira cirurgia fetal deste tipo realizada na região espanhola.

Como resultado deste suposto, criou-se um Comitê de Cirurgia Fetal no Hospital formado por obstetras, anestesistas, neonatologistas, cirurgiões maxilofaciaies, radiologistas, urologistas e cirurgiões pediátricos para otimizar o nascimento, assegurar e planejar o tratamento cirúrgico de casos similares, já que o avanço no correto diagnóstico fetal e o tratamento em comitês de cirurgia fetal melhorou o prognóstico de muitas má formações graves, conforme explicou o centro hospitalar.

A intervenção realizada em dezembro de 2011 consistiu em extrair a cabeça e os braços do bebê do ventre materno para entubá-lo sem suprimir a conexão com sua mãe, de maneira que o feto continuava respirando pelo cordão umbilical até que pôde fazê-lo pelos pulmões. Deste modo, assegurou-se a capacidade respiratória da criança antes de que o cordão umbilical fosse cortado, momento no qual é interrompido o aporte de oxigênio através do sangue que a mãe lhe proporciona. 

Anúncios
3 Comentários
  1. Elina permalink

    thank you for your tips! useful for me

    obrigado por suas dicas! útil para mim

  2. this article gives the light in which we can observe the reality. this is particularly a nice one and gives in-depth information. thanks for this nice article.

    este artigo dá a luz na qual podemos observar a realidade. isto é particularmente bom e dá informações detalhadas. obrigado por este belo artigo.

  3. Fantine permalink

    i would like to thank you for the efforts you have made in writing this article. thanks for your blog, big help.

    eu gostaria de agradecer os esforços que você fez ao escrever este artigo. obrigado por seu blog, é uma ajuda grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: