Skip to content

7ª Assembléia da Pastoral Familiar Dicesana em Araraquara SP – Abertura com o Bispo Dom Paulo Sérgio Machado.

23 de setembro de 2012

É um prazer e uma alegria imensa acolher tantos casais engajados na Pastoral Familiar que se preocupam com o futuro das famílias. Agentes Pastorais vindos de todas as Regiões Pastorais e outros de algumas Províncias Evangelizadoras de outras Dioceses irmãs.

Frei Almir se comprometeu em vir para dar-nos esta reciclagem, pois no 16º ENCONTRO DA SUB-REGIÃO CAMPINAS, que também foi em Araraquara no ano passado, com o tema“ Discípulos Missionários em Ação”, concluímos que o futuro da família está na boa preparação dos noivos, pois é neste momento que se inicia a família.

Agradecemos antecipadamente a acolhida que tivemos e o carinho de toda Coordenação e equipe da RP2 que sediou este evento, nos deixando bem a vontade durante toda a programação.

Tivemos a abertura feita por nosso Bispo Dom Paulo que nos fez refletir sobre as diferenças da família de alguns anos atrás e as famílias de hoje, nos alertando de que temos de usar da tecnologia para nos atualizarmos, pois precisamos acompanhar as novidades e as mudanças com a mesma rapidez, com a mente aberta, aproveitando todos os veículos que temos como forma de evangelizar.

Nos mostrou a preocupação da Igreja com a família nos explicando um pouco sobre o CELAM, Conferência Episcopal Latino Amerina.

Até a presente data já se realizaram cinco conferências gerais.

I- Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (Rio de Janeiro, 1955): Organização e orientação aos trabalhos dos Bispos.

II- Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (Medellín, 1968): A Igreja na presente transformação da América Latina à luz do Concílio Vaticano II.

III- Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (Puebla, 1979): Evangelização no presente e no futuro da América Latina.

IV- Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (Santo Domingo, 1992): Nova evangelização, Promoção humana, Cultura cristã.

Com o lema: Jesus Cristo ontem, hoje e sempre, a Conferência de Santo Domingo marcava-se no contexto da celebração dos 500 anos do início da evangelização no Novo Mundo. A América Latina passara por diferentes mudanças desde 1979, data da última conferência.

Quatro itens principais foram abordados nesta conferência: A Família é…
1- … lugar de excelência da pessoa humana.
2- … a residência não pode ser só um lugar de moradia, tem que ser um lar acolhedor, uma Igreja Doméstica, onde os pais são os sacerdotes.
3- … é o santuário da vida, onde educar os filhos para Deus é o maior desafio.
4- … é a célula mãe da sociedade.

Os bispos comprometem-se em trabalhar em uma Nova Evangelização dos povos latino-americanos, à qual todos estão chamados, com ênfase na Pastoral Vocacional, com especial protagonismo dos leigos, mediante a educação contínua da fé e sua celebração, mediante a catequese e a liturgia, fortalecendo uma América Latina missionária para além de suas fronteiras.

V- Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (Aparecida, 2007): Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida.

A Conferência foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI.

Vários temas foram abordados, pois a família é patrimônio da humanidade.

1- Sociedade e Igreja na atualidade.
2- Jesus Cristo, Reino e discipulado.
3- Igreja e missão.
4- Desafios e diretrizes pastorais.
5- Opções básicas da Igreja na América Latina e no Caribe.
6- A proposta da missão continental.

Antes as mudanças eram lentas, hoje com a tecnologia avançando a cada dia, tudo é rápido demais.

Temos que ter fé e razão, pois tudo está dentro do plano de Deus. A Igreja sempre incentiva o progresso e a pesquisa, pois toda tecnologia é fruto da inteligência do homem dada por Deus.

Nunca tivemos tanta facilidade em nos comunicar, mas também nunca tivemos tanta dificuldade em nos fazer entender. Levo comigo um testemunho de meu pai que dizia: ” Eu nasci cedo, o mundo agora que está bom.” Vejo que não podemos ser profetas do derrotismo, temos que saber conviver com as diferenças, respeitando o outro para que sejamos respeitados.

Na vida familiar temos que trabalhar como elementos multiplicadores, em pequenas células, como Jesus mesmo fez. Precisamos acreditar na força do fermento!

A Pastoral Familiar é uma vacina para que as famílias possam enfrentar as dificuldades com mais perseverança.

A preparação dos noivos tem que dar o verdadeiro sentido do Sacramento de uma forma sadia e agradável.

O semeador joga as sementes em vários terrenos para que se possa brotar frutos em todos os lugares. Temos a lógica Divina e a lógica humana, não é nossa cabeça que vai mudar o mundo, mas mudaremos através da Palavra de Deus.

O povo de Deus a serviço da Igreja, dinâmico e que caminha gastando a vida com o outro, são a parte mais importante da Igreja.

A função do leigo hoje é fazer parte sacerdotal no anúncio da Palavra de Deus.

Nosso Bispo incentivou a iniciativa de nosso Assessor Diocesano, Padre José Roberto Agostinho, agradeceu a todos pela presença e encerrou a abertura nos dando bênçãos.
Repassou o comando da Assembléia ao convidado de honra, Frei Almir Ribeiro Guimarães.

Vanuza Colombo

No link abaixo Palestra com Frei Almir Ribeiro Guimarães:

http://segundauniaonews.com/2012/09/23/7o-assembleia-da-pastoral-familiar-dicesana-em-araraquara-sp-tema-reciclagem-e-atualizacao-na-preparacao-para-o-sacramento-do-matrimonio-com-frei-almir-ribeiro-guimaraes/

No link abaixo, a Galeria do Encontro:

http://segundauniaonews.com/2012/09/23/galeria-do-7o-assembleia-da-pastoral-familiar-dicesana-em-araraquara-sp-tema-reciclagem-e-atualizacao-na-preparacao-para-o-sacramento-do-matrimonio-com-frei-almir-ribeiro-guimaraes/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: