Skip to content

Carta de Intenções – Sugestão de Frei Almir Ribeiro Guimarães durante a 7ª Assembléia da Pastoral Familiar Dicesana em Araraquara SP – Tema: Reciclagem e Atualização na Preparação para o Sacramento do Matrimônio.

23 de setembro de 2012

Esta carta é feita pelos noivos da França. Eles se comprometem um ao outro, dias antes da celebração do casamento, na presença do Pároco que presidirá a celebração.

Uma sugestão dada pelo Frei Almir, para que se tenha calor humano ao se declararem um ao outro com a presença do Pároco que presidirá a celebração e que não só preencham um questionário paroquial, como simples burocracia, sem raciocinar sobre o compromisso que estão prestes a firmarem no Cristo Jesus.

Segue um MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO, praticado na França. Penso que através deste modelo se complete com as características de cada relacionamento, de cada casal, sempre a acrescentar, sem tirar o conteúdo que é belíssimo e de uma riqueza inquestionável.

Você me quer?

Declaração de intenção escrito pelos noivos

Marie: (Ela)
Com você, Pierre, eu gostaria de me unir baseado na rocha de nossa casa. Eu quero com você seguir Cristo, “avançando em águas mais profundas,” fielmente, cada vez mais felizes e por toda a nossa vida.

Pelo Sacramento do casamento, eu quero dizer SIM.
SIM ao homem que tu és, pois HOJE você me completa, e SIM para o homem que está a se tornar.

Recebo em ti um marido com tudo o que você irradia, a sua paixão pela humanidade, a sua felicidade e sua busca por Deus.
Quero conhecer sua pessoa, em sua força e na sua vulnerabilidade.
Com você, eu quero compartilhar nossa vida diária, de escuta e respeito mútuo.
Eu quero colocar-me na sua diferença, que me confunde… e me atrai.

E eu me entrego a você para que juntos coloquemos as criaturas mais bonitas no mundo: as crianças vão nascer do nosso amor.
Eu aceito você com responsabilidade de juntos, sermos pais e educadores, que ensinarão os nossos filhos a amarem e a terem fé em Deus.

Que juntos, nos doemos para aqueles que irão cruzar o nosso caminho, pois temos que saber da nossa responsabilidade dentro de nossa relação em servir à Igreja e ao mundo, aprendendo a discernir o chamado do nosso tempo, ousando respondê-lo.

Para amar você fielmente toda a nossa vida, comprometo-me a vós com confiança e paz de espírito, porque você é quem eu amo.

 Assinado: Marrie de Pierre
23/09/2012

Você me quer?

Declaração de intenção escrito pelo noivos

Pierre: (Ele)
Marie, desejo comprometer-me a você em casamento. Este compromisso é para mim cheio de significados. Esta é minha primeira promessa, te ser fiel, o que significa para mim, sempre direcionar minhas energias para o crescimento de nossa relação.

Isso é para garantir a saúde da união, sempre fazendo esforços para identificar nossas reações e orgulhos, deixando muito espaço para o diálogo e a reciprocidade entre nós. De modo que, em relação as nossas diferenças, poderemos nos enriquecer mutuamente.

Envolver-se em casamento é também um compromisso diante de Deus. Porque eu acredito que o casamento é um Sacramento, Deus tem um lugar entre nós e pode nos ajudar a viver a vida real.
Penso que nosso relacionamento pode ser o lugar para aprofundar a nossa fé.

Eu também quero ter crianças. Eu quero me empenhar em levar o meu melhor, para ser verdadeiramente um presente para eles.
Também gostaria de criar um lar onde todos possam prosperar, desenvolver as suas qualidades e seus próprios talentos.

Uma casa que estará aberta a outros no mundo. Como um lugar de hospitalidade e de partilha. Que seja a rocha sobre a qual tudo é construído. Esse compromisso do casamento é o trampolim para outros compromissos ao serviço do homem no trabalho da Igreja na sociedade.

Eu acredito em você, Marie. Acredito que seremos fiéis durante toda a nossa vida, longe de ser uma camisa de força, em vez disso, será um prazer viver ao seu lado como uma fonte de crescimento a dois.

 Assinado: Pierre de Marrie
23/09/2012

Fonte: Dossier Expériences (Frei Almir Ribeiro Guimarães)

Vanuza Colombo

No link abaixo Palestra com Frei Almir Ribeiro Guimarães:

http://segundauniaonews.com/2012/09/23/7o-assembleia-da-pastoral-familiar-dicesana-em-araraquara-sp-tema-reciclagem-e-atualizacao-na-preparacao-para-o-sacramento-do-matrimonio-com-frei-almir-ribeiro-guimaraes/

Deixe um comentário

