Skip to content

Morre Bispo chinês que ficou 16 anos preso pelo governo

22 de novembro de 2012

ROMA, 22 Nov. 12 / 10:12 am (ACI/EWTN Noticias).- A comunidade católica da China despediu-se no dia 8 de novembro do Bispo Auxiliar Emérito da Arquidiocese de Jinan, Dom Samuel Guo Chuanzhen, que resistiu à perseguição do governo e ficou preso por 16 anos.

O corpo de Dom Guo recebeu a homenagem dos fiéis na atual Catedral Hongjialou, onde, o Arcebispo de Jinan, Dom Joseph Zhang Xianwang celebrou os funerais.

Conforme informou a Rádio Vaticano, Dom Guo, morreu no dia 6 de novembro à idade de 94 anos na igreja da Imaculada Concepção de Jinan, na província de Shandong (China Continental). Pertencia à Ordem dos Irmãos Menores Capuchinhos.

Seus restos mortais foram levados para o cemitério diocesano da sua terranatal, em Huzhuang.

O Prelado nasceu em 14 de abril de 1918 em Jinan. Em 1931, após seu estudo no colégio, entrou no seminário para estudar literatura, filosofia e teologia. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1944, e em 1945, retomou os estudos universitários de historia na Universidade Católica Furen de Pequim.

Em 1949, com a chegada da República Popular da China, foi obrigado a voltar para sua diocese, onde se converteu no pároco de Zhengjuesijie e professor no seminário menor.

Mas a partir de 1963, quando foram proibidas todas as atividades religiosas, trabalhou como vice-diretor de uma indústria de alimentos.

Imerso nas garras da Revolução Cultural Chinesa, manteve-se fiel a sua fé católica. Durante o período da Revolução Cultural, foi obrigado a trabalhos forçados e foi preso em seu domicílio por 16 longos anos.

No ano 1982, por fim, o deixaram trabalhar como sacerdote católico.

No ano 1983, fundou o Seminário do Santo Espírito de Shandond, e em 24 de abril de 1988, foi ordenado Bispo para a diocese de Jinan.

Seu serviço à Igreja foi bem reconhecido no seminário diocesano que fundou, onde se formam a maioria dos sacerdotes que trabalham atualmente na província de Shandong.

Graças a seu trabalho e apesar da forte repressão que continua havendo do regime contra a religião católica, a arquidiocese de Jinan conta atualmente com 30 mil católicos.

Anúncios
One Comment
  1. mobile phones Levenger Presents Wide Selection Of permalink

    Helpful info. Fortunate me I found your website by chance, and I am shocked why this accident did not came about earlier! I bookmarked it.

    Informações úteis. Sorte que encontrei seu site por acaso, e estou chocado porque este acidente não se fez chegar na câmara anterior! Marquei-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: