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Reviver o Ciclo Pascal – Jejum

10 de fevereiro de 2013

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O Grupo Nossa Senhora de Fátima, propõe que revivamos todos os momentos deste ciclo, que é o mais importante para nós cristãos.
Iniciemos com a prática do jejum as quartas e sextas-feiras durante todo o Período Pascal que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e vai até o sábado, véspera do Domingo de Ramos.

O Jejum

A Igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.

Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, mas como purificação pede-se que se preserve o jejum em todas as quartas e sextas-feiras dentro do Período Pascal.

Pela lei da Igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Podem ser também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela Igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade.

O jejum também é uma forma de equilíbrio da mente, corpo e espírito, nos educando para sabermos como administrar possíveis momentos de pressão, sem abalar a estrutura da fé.

O objetivo do convite ao jejum espiritual, é conduzir-nos à plena lucidez espiritual, facilitando assim sua profunda comunhão com Deus. Livre das poluições à mente e ao coração, sua mente terá mais energia e lucidez para refletir nas coisas espirituais.

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Como participar do jejum de muitas maneiras?

mulher descansando

Veja a seguir o jejum espiritual para os cinco sentidos:

jejum 11) Audição – não ouça rádio e músicas seculares. Procure ir à natureza para ouvir o seu som.

2) Visão – não assista TV (exceto conteúdos espirituais), não leia revistas e evite sites seculares. Estude a Bíblia.

3) Paladar – não coma carnes (de qualquer tipo), doces, leite e seus derivados, além de frituras. Use frutas, verduras, nozes, castanhas, grãos e cereais. Pratique as boas regras de saúde. Mantenha intervalos de 5 horas entre as refeições e não coma após às 19 horas.

4) Olfato – respire ar puro logo pela manhã. Ao longo do dia respire profundamente.

5) Tato – faça caminhadas em locais de muito verde e, se possível, ande de pés descalços.

Fonte: cancaonova

Rodrigo e Adriana
Casal Coordenador Geral

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One Comment
  1. mestreseo permalink

    wow, very interesting, keep sharing these things with us, please.

    Nossa, muito interessante, manter e compartilhar estas coisas com a gente, por favor.

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