Skip to content

Seitas Parte VI: A Nova Acrópoles

4 de junho de 2011

Foi fundada na Argentina em 1957 por Jorge Ângelo Livraga.
É um grupo ocultista e agnóstico inspirado principalmente nos escritos de Blavatsky e uma mescla dos conceitos de pensadores antigos. Seus membros buscam um estado espiritual superior através de sugestivas cerimônias de iniciação e a utilizam de muitos símbolos e ritos típicos de grupos paramilitares.

O professor Jorge Angel Livraga, de nacionalidade italiana, nasceu em Buenos Aires em 1930. Ele estudou medicina, história da arte e filosofia na Universidade daquela cidade. Morreu em Madrid em 1991.

Como claramente o definiu ele mesmo nos anos 50, seu projeto consistia em criar uma escola de filosofia “à maneira clássica”, onde fossem compartilhados ensinamentos sobre as diferentes tradições espirituais e filosóficas da humanidade, recuperando desta forma o ideal clássico da filosofia como uma forma de viver uma vida mais humana e completa.

Ao longo de sua vida inteira, dedicou-se a promover a fraternidade entre os indivíduos e povos, a combater a miséria material e moral de seus contemporâneos e a defender a liberdade de consciência e de expressão, onde elas fossem ameaçadas. Publicou diversas obras: estudos sobre culturas e civilizações antigas, romances, ensaios filosóficos e reflexões sobre o mundo contemporâneo, assim como numerosos artigos. Seu trabalho foi reconhecido com a concessão da Cruz de Paris em Artes, Ciências e Letras em 1976 e se tornou um membro da Academia Burckhardt, entre outras distinções. Em 1951 ganhou o Primeiro Prêmio Nacional de Poesia, na Argentina.

A Organização Internacional Nova Acrópole (OINA) oferece em todo o mundo exatamente o mesmo curso de Filosofia Prática, ou “à maneira clássica”, que propõe o estudo das grandes civilizações, as grandes idéias que as moveram, e principalmente suas formas de aplicar o conhecimento no dia a dia. Como parte desse mesmo curso, o estudante tem a possibilidade de aprofundar sua formação participando voluntariamente das atividades realizadas por Nova Acrópole, onde o indivíduo tem o poder de decisão por ele só, totalmente sem Deus como seu criador e criador do universo.

Como a Maçonaria, a Nova Acrópole tem vários níveis a serem conquistados.
O curso de primeiro nível dura em media 5 meses e tem o seguinte conteúdo:

              Ética, a unidade dentro de nós

  • Introdução à ética
Conceito de Ética e Moral
Ética atemporal e Ética temporal
O ser humano e cosmos
A arte de aprender a viver
  • Filosofia Indiana
Bhagavad-Gita
Dharma-Kharma
A guerra interior
  • Filosofia Tibetana
A Voz do Silêncio
Características gerais do pensamento tibetano
Um encontro com a alma
  • Filosofia Budista
Buda e sua obra
Os ensinamentos de Buda
  • A Vida Moral no Egito
Conceitos morais
Máximas de ptahotep
  • Filosofia na China antiga
Confúcio
A conquista da harmonia
  • Aristóteles
Sua Obra
Valores Éticos
A busca da felicidade
  • Plotino
Síntese de sua Filosofia
A escola neo-platônica
 Kant
Biografia
Fundamentação da Metafísica dos Costumes
.
                                      Sóciopolítica, a unidade entre nós
.
Os problemas do mundo e do homem atual
O papel da juventude numa grande transformação
  • O ser humano e a sociedade
O Mito Platônico da Caverna
  • Formas sociopolíticas da antiguidade no oriente e no ocidente
  • Roma e os Cidadãos do Mundo
                                     Filosofia da História, a caminho para unidade
  • Caráter geral da história
Fundamentos teóricos da história
A lógica da história
Crítica do conhecimento histórico
Filosofia da história
  • O Sentido da história e da mitologia
  • Práticas de psicologia
Anúncios

From → Seitas

6 Comentários
  1. zenaide permalink

    Estive neste lugar citado acima por 4 anos e saí de lá em péssimo estado, certamente igual a outras pessoas que já tinham passado pela mesma situação. A propaganda não mostra o que realmente é esta escola de filosofia chamada nova acrópole. Quando a gente começa a perceber que algo não vai bem, que alguma coisa está errada, apesar do entorno estar politicamente correto, aí começam os problemas para os que (GRAÇAS A DEUS) vão sair. É muita coisa para se falar, o autoritarismo dos chefes, a falta de respeito pelo ser humano, a exploração. É uma filosofia que não tem nada de libertadora, tudo que falam é verbosidade. Descobri que é uma escola de satanismo (mas não é isto que mostram), é um lugar para se perder pessoas. Mesmo saindo a gente paga o preço de ter convivido com pessoas hipócritas, perversas, luxuriosas, mentirosas, pessoas capazes de tudo para conseguir o que querem, pessoas que não respeitam NADA, NADA MESMO, afinal são adoradores de Satanás. O símbolo da águia parece inocente, mas não o é. Atrás deste símbolo está o anticristo.

    • Casais Missionários permalink

      Olá Zenaide,
      Que a paz de Cristo esteja com você!
      É muito bom ter você conosco, isso mostra que você agora sim está liberta. Reze muito pelo Espírito Santo apagar definitivamente de sua vida essas memórias terríveis e Ele te concederá esta graça. Nós estaremos rezando e intercedendo por você.
      Todas as seitas são do anti-cristo. Infelizmente existem uma imensidão delas e arrastam muitas almas (pessoas) inocentes. Rezemos para que elas também alcancem a conversão no Ressuscitado e possam um dia estar conosco na Glória eterna. Amém!
      Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
      Casais Missionários 11/07/2011.

  2. Para quem quer saber o que é a Nova Acrópole, sugiro uma visita ao Facebook e ao Blog indicado abaixo. Em ambos existe um ótimo material sobre o assunto.

    Aonde ha fumaça ha fogo!

    Nova Acrópole – O Lado Podre | Facebook
    http://www.facebook.com/novaacropole.oladopodre

    Nova Acrópole – A Seita Esotérica?
    seitaacropole.blogspot.com/

    • Casais Missionários permalink

      Olá João,

      Obrigado pela contribuição!
      Nosso blog visa somente alertar que realmente são uma seita, mas pra quem quer tirar mais dúvidas poderá encontrar muitas respostas no seu material.
      Seja sempre bem vindo.

      Casais Missionários.

  3. José Marcos permalink

    Olá ! Paz e Bem a todos …
    Durante um breve período, também frequentei a Nova Acrópole que disfarçadamente se apresenta como sendo uma “ escola de filosofia à maneira clássica ´´. Na verdade trata-se de uma seita ocultista com práticas esotéricas. Defendem teorias contrárias ao cristianismo como por exemplo, a reencarnação. Seus membros desde o ingresso na seita são levados a abjurar desde a fé até a forma de pensar,em busca de um tal “ ideal ´´ de um mundo fraterno. Resumindo Nova Acrópole é uma seita ocultista perigosa disfarçada de escola de filosofia. Tomemos cuidado…

    José Marcos

  4. JUliana permalink

    Nova Acrópole é uma seita perigosa, destrói pessoas sem piedade e , o que é pior, os que lá frequentam, demoram muito tempo para perceber isto, é necessário sofrer um trauma muito forte para “acordarem ” do transe. Eles tem advogados que retiram tudo que possa existir na internet contrário às suas práticas. Fizeram isso com o blog seitaacropole e a página do facebook nova acropole o lado podre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: